olho por olho a olho nu
Haroldo de Campos
uma arte não q apresente mas q presentifique
o OBJETO
uma arte inobjetiva? não
:OBJETAL
qdo o OBJETO mentado não é o OBJETO expresso, a expressão tem
uma cárie
LOGO:
falidos os meios tradicionais de ataque ao OBJETO
(língua de uso cotidiano ou de convenção literária)
um(a) novo(a) meio (língua) de ataque direto à
medula desse
OBJETO
POESIA CONCRETA: atualização
"verbivocovisual"
do
OBJETO virtual
DADOS:
a palavra tem uma dimensão GRÁFICO-ESPACIAL
uma dimensão ACÚSTICO-ORAL
uma dimensão CONTEUDÍSTICA
agindo sobre os comandos da palavra nessas
3
dimensões 3
a
POESIA CONCRETA assedia
o OBJETO mentado em suas plu-
rifacetas: previstas ou imprevistas:
veladas ou reveladas: num jogo de
espelhos ad infinitum em q essas 3 di-
mensões 3 se mútuo-estimulam num
circuito reversível libertas dos amor-
tecedores do idioma de comunica-
ção habitual ou de convênio livresco
uma
NOVA ARTE de expressão
exige uma ótica, uma acústica, uma
sintaxe, morfologia e léxico (revisados
a partir do próprio fonema)
NOVOS
PAIDEUMA
elenco de autores culturmorfologicamente atuantes no momento histórico = evolução qualitativa da expressão poética e suas táticas:
POUND método ideogrâmico
léxico de essências e medulas (definição precisa)
JOYCE método de palimpsesto
atomização da linguagem (palavra-metáfora)
CUMMINGS método de pulverização fonética
(sintaxe espacial axiada no fonema)
MALLARMÉ método prismográfico (sintaxe espacial axiada nas
"subdivisões prismáticas da idéia")
e pq NÃO os FUTURISTAS? "processo de luz total" contra
os DADAÍSTAS? o blackout da história:
v a l i d a ç ã o
do contingente positivo desses "ismos" em função da expressão poética OBJETAL ou CONCRETA neotipografia,
"paroliberismo", imaginação sem fio,
simultaneísmo, sonorismo etc. etc.
etc. etc.
e
m
FUNÇÃO de uma NÃO
apenas psicologia
MAS
fenomenologia
da composição
POESIA CONCRETA =
poesia posicionada no mirante culturmorfológico ao lado da
PINTURA CONCRETA
MÚSICA CONCRETA
guardando as diferenças relativas mas não se trata da miragem
da obra de arte total compreendendo as necessidades comuns à
expressão artística
CONTEMPORÂNEA
PROGRAMA:
o POEMA CONCRETO aspira a ser: composição de elementos básicos da linguagem, organizados ótico-acusticamente no espaço gráfico por fatores de proximidade e semelhança, como uma espécie de ideograma para uma dada emoção, visando à apresentação direta presentificação do objeto.
a POESIA CONCRETA é a linguagem adequada à mente criativa contemporânea
permite a comunicação em seu grau + rápido
prefigura para o poema uma reintegração à vida cotidiana semelhante à q o BAUHAUS propiciou às artes visuais: quer como veículo de propaganda comercial (jornais, cartazes, TV, cinema etc.), quer como objeto de pura fruição (funcionando na arquitetura, p. ex.), com campo de possibilidadesanálogo ao do objeto plástico substitui o mágico, o místico e o maudit pelo ÚTIL
TENSÃO para um novo mundo de formas
VETOR
para
o
FUTURO
Publicado originalmente na revista AD Arquitetura e Decoração, número 20, São Paulo, novembro/dezembro de 1956; republicado no "Suplemento Dominical" do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 de abril de 1957.