30.10.09

Pobres diabos no paraíso - Fernando Coimbra


Trecho do curta-metragem dirigido por Fernando Coimbra, realizado em 2005 em 35mm. 
Direção de fotografia: Lula Carvalho 
Direção de arte: Luciana Bueno 
Montagem: Aureliano Coimbra. 
Elenco: Giulia Gam, Sylvia Prado, Paulo César Pereio, Raquel Tamaio, Luciana Domschke e Fernando Coimbra. 
Produção: CaBra Filmes e Geração Conteúdo

Ry Coorder - Down In Mississipi


"Ry Cooder & The Moula Banda Rhythm Aces: Let's Have A Ball", a film by Les Blank taped at The Catalyst, Santa Cruz, CA on March 25'th 1987.
Band:
Ry Cooder: guitar, vox
Jim Keltner: drums
Van Dyke Parks: keys
Jorge Calderon: bass
Flaco Jimenez: accordion
Miguel Cruiz: percussion
Steve Douglas: sax
George Bohannon: trombone

Singers:
Bobby King: tenor
Terry Evans: baritone
Arnold McCuller: tenor
Willie Green Jr: bass

25.10.09

Matou a família e foi ao cinema

"A dança das socialites"

Claudia Raia e Louise Cardoso em cena do filme Matou a família e foi ao cinema, remake de 1991 dirigido por Neville de Almeida da obra de 1969 de Julio Bressane.

No baixo Zeca Assumpção, e na bateria Robertinho Silva.

23.10.09

Andalucía - 1935



 A Sec. Municipal de Cultura e a embaixada da Espanha apresentam a conferencia Pierre Verger - Um olhar nómade na Espanha de 1935 do curador Jesus Cañete. 

19h na sala azul da Olido. 
Entrada Franca.
29 de outubro a 20 de dezembro.
Galeria Olido

14.10.09

13.10.09

Nota

(...)Assim foi que da Igreja originou-se uma nova polis, do vinculo paradoxal entre a alma perdida em pecados inexpiaveis e a redenção absurda mas certa originou-se um reflexo quase platónico dos céus na realidade terrena, do salto originou-se a escala das hierarquias terrestre e celestial. E em Giotto e Dante, em Wolfram de Eschenbach e Pisano, o mundo voltou a ser uma circunferência perfeita, abarcavel com a vista, uma totalidade: o abismo perdeu o perigo das profundezas efetivas, mas todas as suas trevas, sem nada perder da luz sombria, tornaram-se pura superfície e assim se inseriram a vontade numa unidade integrada de cores; o apelo a redenção tornou-se dissonância no perfeito sistema rítmico do mundo e possibilitou um equilíbrio novo, embora não menos perfeito e colorido que o grego: o das intensidades inadequadas e heterogéneas. O caracter incompreensível e eternamente inacessível do mundo redimido foi assim trazido para perto, ao alcance da vista. O Juízo Final tornou-se presente e um simples elemento da harmonia das esferas tida como já consumada; sua verdadeira essência, que transforma o mundo numa ferida de Filoctetes cuja cura esta reservada ao Paracleto, teve de ser esquecida. Surgiu um novo e paradoxal helenismo: a estética volta a ser metafísica(...)

Georg Lukacs - A Teoria do Romance
Pag 31
[Editora 34]

Modern Love

7.10.09

sobre o enem II



O ensino se escondeu na cueca.

6.10.09

Sonic Youth




Dia 07 de Novembro
Playcenter - SP

1.10.09

sobre o enem

Alex - po patri, o cara que roubou o enem era do inep...

Patri - e tem gente que acha que elege alguém no Brasil.

depois...

Alex - (lendo o jornal)

José Simão - ninguem foi preso por falta de PROVAS.

30.9.09

Sonic Youth - Superstar


'E tu fugiste, pressentindo o inverno.
Mensal inverno do viver boêmio...
Sem te lembrar que por um riso terno
Mesmo eu tomara a primavera a prêmio... '




para curiosa tipica.

29.9.09

O ensino pelado

Professores, diretores e supervisores da rede estadual de ensino de São Paulo prometem realizar no próximo dia 15 de outubro, Dia do Professor, o "Dia do Nu Pedagógico", como protesto por melhores salários. A manifestação contra as propostas do governo acontecerá a partir das 14 horas, em frente à Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República, no Centro de São Paulo, segundo o Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado (Udemo).
De acordo com o sindicato, o protesto estima reunir cerca de 10 mil pessoas ligadas a entidades como o Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse), Centro do Professorado Paulista (CCP), Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp) e Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo.

(Agencia do Estado)

28.9.09

24.9.09

22.9.09

Somewhere in the Middle - Rikki Kasso


Suffer less suffocation.

“In my thought, becoming a doll is an action to deny the physical body of my own. I cover my face with mask completely because the head of a human being has the most important identity and the most important vital organs and I want to deny them. I love to stay in the world as a doll, who doesn't feel light, or sound, nor smell, nor doesn’t eat, nor doesn't breathe at all. For me, my abstract world of thought, my imaginary world, my philosophical world are important, but not my body nor my identity. In order to enter my dream world, I deny my own body just before I'm killed and become a doll. I cover my eyes, I stop my breath, and I become a doll.

The Kuniko doll is a denial of the physical body, and it is a Utopia for me.”

Somewhere in the Middle of the insanity lies a deep breath of humanity.

Welcome to the sexual circus of psychology, manifested under the fluorescent glow of modern Tokyo. Where fantasy and reality are inseparable and the idea of sex extends far beyond the physical limitations. In a place where men become dolls and dolls become lives. This film provides a clear perspective in to a surrealist reality that exists in the most foreign place on the planet.

What must be a secret and what is to be heard is clearly defined in the Japanese society. But what happens when the secrets manifest in to lifestyles and the relationship to your self becomes entirely too overwhelming? Some wish to be born again as a doll, and some just do it.

What will a father tell his son about becoming a doll?
What is the value of a plastic bag?
What does love smell like?

Don't get lost or you will find you’re self “Somewhere in the Middle.”

20.9.09

Poetry

Noite

Ó noite onde as estrelas mentem luz, ó noite, única coisa do tamanho do universo, torna-me, corpo e alma, parte do teu corpo, que eu me perca em ser mera treva e me torne noite também, sem sonhos que sejam estrelas em mim, nem sol esperado que ilumine do futuro.

Fernando Pessoa

16.9.09

Innocent Noise, The return - Rikki Kasso


Mickey Mouse reissued


Traz trabalhos dos artistas Bruno Sipavicius, Marcelo Gandhi e Monica Rizzolli. De forma irônica e irreverente desenhos e pinturas buscam ressignificar o ícone Mickey Mouse representando-o em situações incomuns.
Na mesma ocasião o coletivo “Reféns do Bege” composto pelos artistas Bruno Mendonça, Felippe Moraes e Marcelo Gandhi se apresentará com uma áudio-performance especialmente produzida para a exposição.

(Texto do Atelie 397)

+Informações:

Exposição: “A Paixão de Mickey: vida, morte e ressurreição”
Data: 19 de setembro a 12 de outubro.
Site: Ateliê 397 / Marcelo Gandhi / Monica Rizzolli / Reféns do Bege Myspace
Local: Ateliê 397, Rua Wisard, 397, Vila Madalena.
tel. 11-3034 2132/ 11-9996 9812 mail. contato@atelie397.com
Visitação: de segunda a sexta, das 14h as 19h ou com hora marcada.

15.9.09

Frase

"Olhe para o céu, meu filho, porque o chão é lugar de cuspir"

Para Patrícia Boudakian

10.9.09

Nove na CHOQUE

O artista plástico Nove expõe diversas obras na Galeria Choque Cultural neste mês de Setembro.
Trabalhos com tinta acrìlica e spray, sob telas e outros etc's, a iconografia é por conta da Galeria. Vale de primeira pelas cores.







De 5 a 30 de Setembro de 2009
Galeria Choque Cultural
Rua João Moura, 997
Pinheiros - São Paulo
Tel +55 11 3061-4051

Internet Manifesto

Um grupo de jornalistas e blogueiros alemães publicaram o Internet Manifesto a ponto de "o que é o jornalismo atualmente".
"Nós estávamos cansados do fato de que as discussões sobre o futuro do jornalismo não levam em conta a realidade da internet, mas giram em torno do que os publishers gostariam que esse futuro fosse" - resume Sascha Lobo, um dos líderes do movimento que levou ao manifesto.

InternetManifesto.org

Fonte
Fonte 2

20.8.09

Mario Lanza - Arrivederci Roma

Uma homenagem aos meus fratelli, sorelle i parenti.

Beyond Citizen Kane

Após as farpas em rede nacional (que não foi novidade) com a emissora Globo, a Rede Record comprou os direitos do filme de Simon Hartog. A obra saiu por menos de 20 mil dólares.
O longa foi feito pela produtora Large Door para o canal britânico Channel 4 e transmitido pela primeira vez em 1993 no Reino Unido.
"Beyond Citizen Kane" mostra o empresário Roberto Marinho como ícone da mídia brasileira (referência a Charles Foster Kane de 'Citizen Kane' [1941].)
Políticos como Leonel Brizola (1922-2004), Antonio Carlos Magalhães (1927-2007) e Luiz Inácio Lula da Silva falam sobre a emissora carioca no filme. "Nada se faz [no Brasil] sem consultar o dr. Roberto Marinho. É assustador", diz o cantor Chico Buarque, no início da fita.

Folha de S.Paulo.


17.8.09

Sabo - Hurtmold



Jamstudio.Tv
Direção - Ligia Murakawa
Direção e edição - Luciana Nunes
Produção - Valeria Blanco e Pricila Lagos
Direção de fotografia - Pierre de Kerchove
Assistente de fotografia - Gabriel Barros
Agradecimentos - Andre Brian, Estudio Elrocha

12.8.09

A fumaça e o Brasil

Com a espera do COP 15 já marcado para dezembro, seus inúmeros apontamentos atuais em pauta (crise $$, Barack Obama, etc) rende discussões do mais aguardado tema: Emissões de gazes do efeito estufa para o período entre 2013 e 2017.
O Brasil é o quarto maior poluidor do planeta, a seleção canarinho contribui em grande parte com o desmatamento e as mudanças no uso do solo. Só na Amazônia, já foram desmatados mais de 700 mil quilômetros quadrados.
Se tratando de quantidade de automóveis circulando por aí, os números da Fenabrave do mês de maio (2009) listam os mais vendidos. Entre parenteses o acumulado do ano.

1º) Volkswagen Gol - 23.725 (113.176)
2º) Fiat Palio - 16.612 (76.069)
3º) Fiat Mille - 14.382 (65.946)
4º) Volkswagen Fox/CrossFox - 13.105 (50.879)
5º) Chevrolet Corsa sedã/Classic - 10.782 (50.069)
6º) Chevrolet Celta - 10.551 (48.577)
7º) Fiat Siena - 9.595 (36.838)
8º) Fiat Strada - 7.674 (33.549)
9º) Volkswagen Voyage - 7.072 (30.171)
10º) Ford Ka - 6.527 (30.915)

Pois bem, só por nota e muito de passagem, estão aí alguns dados e parte do que será a solução (COP) da fumaça, híbrida ou não, que faz parte do nosso pulmão.

Greenpeace.org
Fenabrave

19.6.09

Goldfish Memory

Filme irlandês da diretora Liz Gill, conta a história de vários romances ao mesmo tempo. Um professor conquistador de alunas que se apaixona por uma mulher da mesma idade e, duas mulheres e dois homens. Confuso? Só a trilha de Tom Jobim na voz da cantora irlandesa Lisa Hannigan.
 Além de qualquer estereótipo de filmes de "comédia romântica", um roteiro inteligente e dinâmico prende a história no mote sobre a memória dos peixes-dourados serem de 3 segundos.



Goldfish Memory
Direção de Elizabeth Gill
2003 - Irlanda
85 minutos
Elenco: Sean Campion, Fiona O'Shaughnessy, Fiona Glascott, Peter Gaynor, Keith McErlean, Stuart Graham, Lise Hearns, Jean Butler, Justine Mitchell, Aisling O'Neill, Demien McAdam, Tony Brown, Flora Montgomery.

Blooks

 Espaço expositivo aberto em 06 de maio no SESC Pinheiros, mostra a interação de escritores atuais e público pela internet. A curadora Heloísa Buarque de Hollanda selecionou blogs, poesia, além de trabalhos com história em quadrinhos e música. 
 Vários espaços criativos com imagens e sons ao alcance dos visitantes, a programação contará tambem com Podcasts, oficinas de haicai e a presença do projeto Toró.

Blooks 
http://blooks.net.br
SESC Pinheiros Rua Paes Leme, 195. Pinheiros - São Paulo 11 3095-9400 terça a sexta, das 13h às 21h30, aos sábados, das 10h às 21h30 e domingos e feriados.
Entrada Franca.


18.6.09

Festa do Teatro

Evento inédito na cidade de São Paulo, impossível não comentá-lo.

Entre 19 e 28 de junho serão distribuídos gratuitamente 30 mil ingressos para espetáculos em cartaz nos teatros da cidade.
Realizada por Chaim Eventos, Parlapatões e J.Leiva, a Festado Teatro fala em "democratizar o acesso a esta linguagem artística". Quem patrocina é a CCR, grupo de concessão de rodovias do País.
Para informações sobre os postos de ingresso e sobre o evento, visite festadoteatro.com.br

4.6.09

Mostra Jean Rouch

 Mostra aberta na Cinemateca Brasileira dedicada ao cineasta Jean Rouch que, exibirá 78 filmes entre curtas, médias e longa-metragens, alem de 14 outros sobre ele. Quatro de cada cinco filmes são inéditos no Brasil.
 Fundador e um dos primeiros teóricos da antropologia visual, alternando entre ficção e documentário (visto a sua influência por Flaherty), serviu de inspiração para muitos segmentos da área, como a criação dos Ateliers Varan, no ano de 1981 em Paris.

Programação no site da Cinemateca

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207

próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

31.5.09

30.5.09

27.5.09

Festival Internacional de Tango em Lisboa


 Festival organizado pela Lusitango, tem o início na data de hoje e se prolongará até o dia 31 de maio. 
 Lisboa apresentará a considerada "melhor orquestra típica", a Orquestra Silêncio que, com formação, conta com bandoneones, violinos, contrabaixo, piano, instrumentos de sopro e sintetizadores. Bailarinos internacionais e de profunda importância como Julio Balmaceda y Corina De La Rosa também fazem parte da programação.
 Pelas milongas em Lisboa, a participação dos Dj's SuperSabino e Fausto Caprino farão a trilha sonora.
  

 Fica a dica pra Vila Morena.
 Saudades.

Tags


Festa junina da Coréia começa semana que vem






26.5.09

"A vida como ela é..." de Nelson Rodrigues



 Seleção de 100 contos publicados nos jornais cariocas Ultima Hora (década de 50), e Diário da Noite (década de 60). Na maioria deles, triângulos amorosos, paixões mal-resolvidas e um desfecho trágico: o óbvio.
 Requisitado por Samuel Wainer (Ultima Hora) , o autor de Vestido de Noiva e Anjo Negro, retrata com um tom ficcional os rebolados do cotidiano. Talvez, Nelson Rodrigues nos tenha caracterizado por completo dentro desta seleção; seu olhar romântico em nossa derroca social remete constantemente a uma comédia de erros, mentiras, medos e vinganças. 
 Por ventura, ainda não estou pronto a dissertar sobre Nelson, o gênio, mas não o chamarei de O Anjo Pornográfico.
 
 Com a palavra, o autor: "o homem não nasceu para ser grande, pois um mínimo de grandeza já o desumaniza".

NOVO PARTO 

No dia que d. Flávia ia ter o oitavo filho, os nervos de seu Macário estavam em pandarecos. Veio, chamada às pressas, a parteira, que era uma senhora de cento e trinta quilos, baixinha e patusca. A parteira espiou-a com uma experiência de mil e setecentos partos e concluiu: "Não é pra já!". Ao que, mais do que depressa, replicou seu Macário:

— Meus dentes estão doendo!

E, de fato, o grande termômetro, em qualquer parto da esposa, era a sua dentadura. A parteira duvidou, mas, daí a cinco minutos, foi chamada outra vez. Houve um incidente de última hora. É que a digna profissional já não sabia onde estava a luva. Procura daqui, dali, e não acha. Com uma tremenda dor de dentes postiços, seu Macário teve de passar-lhe um sabão:

— Pra que luvas, carambolas? Mania de luvas!

Extraído do livro "A vida como ela é...", Companhia das Letras- São Paulo, 1992, pág. 39.

[A imagem do livro é da edição lançada pela editora Agir]

22.5.09

Os Sonhos de Grete Stern


 Grete Stern, ex aluna da Bauhaus e discípula de Walter Peterhans, instalou-se em Buenos Aires em 1936 ao fugir da perseguição nazista em seu país. Passa então a produzir fotomontagens para a seção “El Psicoanálisis le ayudará”, da revista feminina Idílio. Grete ilustrava a mesma, na qual o psicanalista Gino Germani interpretava os sonhos que eram enviados pelas leitoras.
 46 negativos desta esta época compõem a mostra Os Sonhos de Grete Stern, no Museu Lasar Segall até dia 28 de junho.

Museu Lasar Segall - Rua Berta, 111, Vila Mariana, 5574-7322, Metrô Santa Cruz. Terça a sábado, 14h às 19h; domingo e feriados; 14h às 18h. Grátis. Até 28 de junho.

Casa das Rosas - Crossing Zone

 A Casa das Rosas aderiu nesta semana ao BookCrossing e, se torna uma Crossing Zone oficial.
 O BookCrossing, conceito que surgiu nos EUA (definido desde agosto de 2004 pelo Oxford) trata de trocar livros com pessoas do mundo inteiro, abandonando-os em locais públicos com o pedido de passa-los adiante.
 Mais informações, visite bookcrossing.com
 

Virada Russa


 A Virada Russa está em Brasília (e em breve em outras capitais) exibindo obras da vanguarda antes da Revolução Comunista, obras censuradas e outras de propaganda stalinista. Todas pertencem ao Museu Estatal de São Petersburgo.
 A maior e mais significativa exposição sobre Vanguardas Russas traz ao país 123 obras produzidas entre 1890 e 1930. Dentre elas, Kandinsky (Igreja Vermelha, Cruz Azul e S. George II), Vladmir Tatlin, Mikhail Larionov e sua companheira, Goncharova.
 Não só com pinturas e esculturas, a mostra conta com peças de vestuário criadas por Malevitch e roupas desenhadas por Bárbara Stepanova.
 
 A Virada Russa fica em Brasília até 7 de junho. Ainda não encontrei datas sobre São Paulo.


A imagen é Marujo [1911] de Vladmir Tatlin.

20.5.09

19.5.09

Poder Paralelo (parte II)




 A vez do palavrão não é, desta vez, da Rede Record. É do Governador (de novo eim Serra)!
Livros didáticos contendo palavras como "chupa rola", "cú" e "chupava ela todinha" estavam sendo distribuídos pela Secretaria Estadual de Educação de SP como "material de apoio" aos alunos da terceira série do ensino fundamental.
 O governo José Serra (PSDB) reconheceu os erros nos
1.216 exemplares e determinou o recolhimento das obras.
 O livro contém 11 histórias em quadrinhos produzidas por Caco Galhardo, uma das mais criticadas era sobre um programa mesa-redonda de futebol na tv.
 O comentarista perguntava sobre sexo e, jogadores e treinadores respondiam com clichês esportivos como "o jogador tem que se adaptar a qualquer posição".
   
 Só para tomar nota, cada livro do mesmo nos custou R$21,86.
(Folha de SP)

16.5.09

Stand-up Literatura

Programa quinzenal na Livraria Martins Fontes, está fazendo sucesso no Brasil. Adaptação do stand-up comedy, o papo é de literatura (acho que parece óbvio).
A convidada deste domingo é a escritora Andréa Del Fuego, autora da trilogia de contos Minto enquanto posso, Nego tudo e Engano seu (projeto contemplado com a bolsa de incentivo à criação literária da Secretaria do Estado de São Paulo) e dos juvenis Sociedade da Caveira de Cristal e Quase caio; integra as antologias: Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século, 30 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira, Capitu mandou flores (Geração Editorial, 2008), entre outras. É graduanda em Filosofia na PUC-SP e mantém o blog www.delfuego.zip.net.

Livraria Martins Fontes Paulista
Avenida Paulista 509 - Cerqueira César – Tel.: 2167-9900
Estação Brigadeiro do Metrô
Estacionamento no local - entrada pela Rua Manuel da Nóbrega
A entrada é franca.

Lonely, lonely

15.5.09

Poder Paralelo

Não é uma máxima. Poder Paralelo, novela da Rede Record, está passando por umas reforminhas puritanas.
O caso é com a galera da Igreja Universal que, em reunião com Lauro C. Muniz (autor) e Ignacio Coqueiro (diretor) definiram alguns novos acertos. Palavras como "merda", "bosta" e "bunda" estarão fora dos diálogos. Cenas de "nudez" como coxas, "toques abaixo da cintura" e bundas também estarão de fora da novela.
Resta saber se as outras emissoras adotarão medidas semelhantes e retirem suas crianças robôs, seus jornalismos sobre onças obesas (hoje no SPTV) e o Ronaldão que, se olha pra bola, aparece no horário nobre.

A matéria da Record é da Folha Ilustrada.

14.5.09

Co(r)ta o burro





SÃO PAULO - Um projeto aprovado na Câmara que reserva 10% das vagas nas escolas públicas para deficientes físicos deve chegar ao Senado ainda nesta semana. Somados aos 50% de cotas nos critérios sociais e raciais de outro projeto já em discussão chega-se a 60% das vagas para cotistas, o que está na raiz das discussões no Congresso e na sociedade. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é contrário aos 60%. "Isso é um vexame, a morte do mérito. Sugiro um máximo de 30% e somente social, destinados aos mais pobres, sem definição de raça."
(Jornal O Estado de São Paulo)

 Isso mesmo, 60% senhores. Logo menos pedirei o direito de ter cotas por eu ser brasileiro.


E na USP...

O Vestibular do primeiro curso a distância será em agosto.

 O curso de licenciatura em ciências, o primeiro de graduação a distância a ser oferecido pela USP, abrirá inscrições já em julho para o seu vestibular, que está previsto para ocorrer em 2 de agosto.

 Serão 360 vagas, divididas em quatro campi _90 em São Carlos; 90 em Piracicaba; 90 em Ribeirão Preto e 90 na Cidade Universitária, no campus do Butantã. Cada um deles terá um polo de aulas para o curso.

 Como a proposta é dar formação para professores da rede pública, os docentes que não têm diploma receberão bônus de 10% na nota final do vestibular. Os que já tiverem diploma, mas sem qualificação em ciências, receberão 8% a mais na nota.

No ano que vem, o curso será incorporado ao vestibular tradicional da Fuvest, cuja primeira fase em geral ocorre no fim de novembro. Cada polo terá quatro professores, três tutores e três educadores para acompanhar as aulas.

O curso será aberto para o público em geral, mas a preferência -devido aos bônus- é selecionar professores da rede pública do Estado de São Paulo.

(Blog do Fovest)



13.5.09

Hell's Angels 69

Dois caras tentam trapacear os Hell's Angels num assalto a um cassino em Las Vegas e (obviamente) se dão mal.

Direção de Lee Madden
Cor - 1969

Apresentação hoje no Astronete Bar, 22 h.

Astronete Bar - Rua Matias Aires, 183-B, Consolação.
Tel: 3151-4568/2537-4216


12.5.09

A gripe do Governador

 Após a saia justa do hit no YouTube, José Serra (PSDB) almoçou hoje com produtores de carne suína aqui em SP pra atestar la seguridad de comer porcos. O encontro foi em um restaurante da zona sul.
 Já com os jornalistas presentes, perguntaram se Serra tinha se arrependido da frase e ele disse que não... O Governador passou dois minutos da coletiva falando que comer porco é bom.
 "Pode consumir carne suína à vontade. Vou virar freguês desse filé." Disse Serra.




A Neo-Ditadura ou o poeta do medo

(Mote em destaque)
 O general-de-exército Paulo César de Castro, principal responsável pelo ensino no Exército nos últimos dois anos fez diversos elogios sobre o nosso período de regime militar ontem no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, diante do comandante do Exército, Enzo Peri.
 Ovacionado por diversas pessoas, usou seus comentários para destacar o período Médici sobre "ter participado do movimento de descomunização do Brasil" e chamou de "revolução democrática" o golpe militar. 
(Folha de São Paulo)

Manual Anti-Tiranos
 
 Maria Luísa Malato, professora doutora associada do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, acaba de publicar pela Livraria do Advogado Editora, de Porto Alegre, em sua coleção Direito & Arte. Ali se lê que, diante da palavra abusiva, ainda que a da lei, tanto o poeta como o jurista sempre pensam na possibilidade de responder com a palavra, ainda que subversiva. 
 No livro Manual Anti-Tiranos de Maria Luisa Malato, ela indaga (entre outrem) as semelhanças de um poeta e um jurista. Diz a autora: tanto um como outro sabem que, levada aos seus limites, a interpretação acaba por conduzir quer à sua negação quer à sua verdade mais profunda. “Para ambos, o sentido do texto pode ancorar-se sob alçada de uma lei arbitrária, sob uma autoridade duvidosa ou um poder corrupto. Ou furtar-se a essa alçada para de fora a contestar. Nem o poeta nem o jurista se acomodam à univocidade da norma e, por isso, ambos incomodam”, acrescenta. 
 A professora utiliza seu vasto conhecimento da época para mostrar que entre a Literatura, o Direito e a Retórica se pode estabelecer muitas pontes e uma fácil cumplicidade de resistência à autoridade da força bruta, física e desmesurada. No Manual que preparou alinham-se histórias exemplares de combate – às vezes, silencioso – da liberdade contra a tirania, da memória contra o esquecimento. 

 MANUAL ANTI-TIRANOS: RETÓRICA, PODER E LITERATURA, de Maria Luísa Malato. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 132 págs., 2009. 


ps: Esqueceram de avisar o general que amanhã comemoramos 121 anos de assinatura da Lei Áurea..
 



11.5.09

Emulsão em café e vitamina C

 Tipo de emulsão muito discutida e duvidosa mas, deu margem a projetos sociais malucos ala MacGyver.
 Para maior análise, peço que opinem sobre a questão. 
 

Viver sem tempos mortos

Viver sem tempos mortos: As cartas de Simone de Beauvoir e Sartre.

 Monólogo, que será apresentado por Fernanda Montenegro no Sesc Consolação, mostrará as confissões nada monogâmicas do casal. 
 Simone de Beauvoir (vulgo Beaver), arquitetou grande afinidade intelectual com Sartre ao longo de sua vida. Revisava seus livros, "colaborava" com o movimento existencialista e sempre relatava em seus volumes biográficos a sua relação poliga-intelectual com o filósofo.
 Para mais fofocas entre os dois, leia-se A Cerimônia do Adeus (1981), onde Beaver evoca todos os seus anos ao lado de Sartre.

Viver sem tempos mortos - Sesc Consolação de 23/05 a 28/06
Concepção e interpretação de Fernanda Montenegro.
Direção de Felipe Hirsch.
Direção de Arte de Daniela Thomas.



Só pra terminar, uma frase que eu adoro:

"Quando Jean-Paul Sartre morreu, era Simone de Beauvoir quem eles deviam ter enterrado".  
Tomi Ungerer

 

7.5.09

a Arte ou o Ode da Informação

 Como fonte de suspeita, agora palpito sobre a cidade. Sem retirar as rebarbas, transcrevo com gelosia.
 Ano interessante para um recomeço, sim?